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Estou no Google, logo existo!

  

Inspirámo-nos no mundo do cinema e das séries para saber como criar um website fantástico.

 

 

“Procura no Google”
É recorrente ouvirmos a resposta “Procura no Google” quando perguntamos a alguém sobre algum produto ou serviço. A realidade é que atualmente a presença na internet de qualquer negócio deixou de ser uma opção para se transformar numa necessidade, e o website é o alicerce dessa presença. No entanto, mais importante do que ter um website, é ter um website excecional, pois pior do que não ter presença na internet é simplesmente existir.

Um grande website capta a atenção, desperta emoções e oferece, de uma forma fácil e rápida, a informação que se pretende. Mas como fazer isto?

Fomos buscar inspiração aos nossos heróis do cinema e das séries para saber como o fazer, e foi isto que aprendemos.

 

engage planeamento

 

1. Planeamento

Já diz o velho ditado “Se falhas a planear, planeias para falhar”. Mais importante do que começar a pensar o que escrever ou que imagens inserir num website, é criar um plano com a estrutura, funcionalidades e páginas. A definição deste plano vai facilitar a decisão da tecnologia a usar, o desenvolvimento do layout e o tipo de conteúdos a utilizar. Um website bem planeado facilita a navegação e o acesso à informação que realmente se procura.






engage rapidez


2. Rapidez

Um website deve carregar rapidamente (porque o Google adora e os utilizadores também). Cuidado com os ficheiros de imagem, vídeo e áudio demasiado pesados e com plugins conflituosos. Um website rápido resulta numa boa experiência de utilizador (UX) e uma boa UX leva a uma taxa de conversão de utilizador para cliente mais elevada. Nenhum utilizador quer esperar que um website carregue. Tempo a carregar é tempo desperdiçado sem comunicar.






engage aparencia

 

3. Aparência

A primeira impressão é a que fica e um website não é exceção. Um utilizador demora cerca de 50 milissegundos a formar uma opinião sobre um website e a decidir se gosta ou não. Utilize um esquema de cores apropriado e que crie um ambiente adequado ao seu negócio. Não se deixe levar por imagens genéricas e aposte em fotografias de alta qualidade, pois estas desempenham um papel fundamental no look and feel do website.






engage conteudo

 

4. Conteúdo

Seja um especialista na sua área de negócio e crie conteúdos que o tornem numa referência. Lembre-se que os seus potenciais clientes estão à procura de informação que os ajude a tomar decisões, por isso esta deve ser relevante. Aposte em conteúdos originais, variados e desenvolva um planeamento para manter o seu website atualizado regularmente. Conteúdo de qualidade é crucial para reter visitantes e ter uma classificação alta nos motores de busca.





engage seo

 

5. SEO

O SEO (Search Engine Optimization) torna-se melhor e ganha impacto ao longo do tempo. Este tem como objetivo tornar o website fácil de compreender tanto para utilizadores como para motores de busca, ajudando a descobrir a que assuntos se refere cada página e como pode ser útil para os utilizadores. O SEO trabalha elementos como Keywords, Title Tags, Meta Descriptions e o próprio conteúdo, para conseguir o seu objetivo.






engage analise

 

6. Análise

“Em terra de cegos, quem tem olho é rei”. Quer seja uma loja online, um website informativo ou uma junção dos dois, a análise dos dados de um website é essencial para saber se se está atingir os seus objetivos. Monitorize e analise o trafego do seu website e tenha acesso a informação sobre quem o visita, o que procuram e como chegam a ele. Depois de compreender o comportamento dos seus visitantes pode otimizar os resultados do seu website.






engage partilha

 

7. Partilha

A palavra de ordem é 'partilhar' e quando os utilizadores gostam e confiam no seu conteúdo é exatamente isso que fazem. Para que a magia aconteça é importante que o seu website tenha plugins de partilha nas principais redes sociais, para além de ter disponível o acesso às redes sociais onde o seu negócio está presente. A partilha nas redes sociais ajuda a produzir trafego e é uma parte vital na construção de uma comunidade online.








É importante envolver os utilizadores no seu website com qualidade de conteúdos, design e funcionalidade, pois a maior parte das pessoas não se converte numa primeira visita. Para o conseguir, é essencial fazer atualizações e adaptações constantes ao longo do tempo no seu website para que os utilizadores se identifiquem e o continuem a visitar.

Ao envolver um utilizador, vai dar-lhe razões para voltar, tornar-se um cliente e eventualmente convidar a sua rede de contactos a fazer o mesmo.

Termino este artigo, desejando que com estas dicas, consiga potenciar a presença do seu negócio na internet, 'exterminando' os websites da concorrência! ;)

 

engage i will be back

 

Joel Silvestre
Consultor de Marketing e Comunicação